Melhor visualizado com Mozilla Firefox (resolução 1024x768/fonte Times New Roman 16)

.

Roberto Acioli de Oliveira

Arquivos

7 de mar. de 2010

A Itália em Busca do Realismo Perdido (II)




O Neo-Realismo surge
pouco  antes do final da
Segunda Guerra Mundial
e  sua   temática   gira  em
torno  de  uma unidade
nacional  antifascista



Elementos Nacionalistas no Neo-Realismo Italiano

Após o conturbado reinado de Mussolini e a destruição do país na Segunda Guerra Mundial, a Itália vivia um momento de tomada de consciência das massas. Era preciso registrar o presente – especificamente a guerra e a luta pela libertação – e reviver um “espírito de coletividade” no povo italiano. Esse papel de cronistas será desempenhado principalmente pelos cineastas. Surgido logo após a libertação da cidade, Roma, Cidade Aberta (Roma, Città, Aperta, 1945) foi o marco inicial do neo-realismo (1). Nos primeiros tempos do movimento, era exaltado o papel da Resistência antifascista. (imagem acima, cena de Paisà; abaixo, à direta, Rocco e Seus Irmãos)


Sem questionar seu
papel e suas contradições internas,  o  Neo-Realismo degenera  em estereótipo
e romantismo




Em Paisà (1946), Rossellini partiu do encontro de italianos com os soldados norte-americanos para fazer uma apologia da solidariedade entre os homens na luta pela liberdade. Alternando episódios de guerra e após-guerra, já se apresentavam os problemas sociais derivados do conflito armado: “O presente já começava a ser também o hoje e não somente o passado recente” (2). O problema do subdesenvolvimento da região sul da Itália, a reforma agrária, o desemprego e o subemprego nas áreas urbanas, a emigração; esses eram os temas que ocupariam o neo-realismo então. Filmes como Rocco e Seus Irmãos (Rocco e i Suoi Fratelli, 1960), dirigido por Luchino Visconti, e Ladrões de Bicicleta (Ladri di Biciclette, 1948), dirigido por Vittorio De Sica, são os exemplos mais famosos tratando da emigração sul-norte em busca de emprego e da falta de emprego para aqueles que já estão na cidade. Visconti havia esboçado um desejo, que não se confirmou, de que o neo-realismo fizesse a passagem da crônica à história. Foi justamente a incapacidade de analisar as contradições internas da Resistência contra o nazi-fascismo o responsável por esta incapacidade (3).




A classe média
italiana se assusta com
a hipótese de um povão consciente




O Neo-Realismo acabou servindo tanto para mostrar a Itália e os italianos a si mesmos quanto para fazer a crônica desta fase da sociedade italiana. Fase esta que dita os caminhos da Itália até hoje, pois a política atual sempre irá espelhar-se naquilo que fez ou deixou de fazer nos tempos em que acabou por permitir a ascensão do fascismo. Esta tomada de consciência da população acabou alarmando a classe média italiana no imediato pós-guerra. Particularmente a classe média do sul não industrializado, que dava muito valor à “ordem social”. Em 1945, Guglielmo Giannini funda o movimento L’Uomo Qualunque. Inspirado nos interesses do homem comum, a atitude de Gianini demonstra como os princípios do fascismo ainda estavam arraigados. Enraizado também havia um profundo anti-socialismo, proveniente das camadas médias moderadas e sua consequente insatisfação com a incapacidade dos conservadores da Democracia Cristã em afastar do governo os comunistas e socialistas (4).




Como em muitos
lugares
, o governo
dá com uma mão
e tira com a outra




O Neo-Realismo não ficou imune a essa caça as bruxas que se fazia sentir no interior do frágil governo italiano, o qual se limitava em adequar as necessidades éticas e estéticas da sociedade italiana à polarização da Guerra Fria entre Estados Unidos e a ex-União Soviética. No imediato pós-guerra, o cinema norte-americano invadia a Itália. Em março de 1949, os cineastas italianos fizeram uma grande manifestação para pressionar o governo, cujas medidas não favoreciam a produção nacional. Alegando que “roupa suja se lava em casa”, o governo negava visto de exportação para filmes como Ladrões de Bicicleta. (imagem acima, à esquerda, tanque alemão passa pelo Coliseu em Roma, Paisà; acima, uma bicicleta prestes a ser roubada em Ladrões de Bicicleta; abaixo, outra imagem de Paisà, agora é um tanque norte-americano que passa diante do Castelo Sant'Angelo, em Roma)



“Nos anos 50, a censura,
secundada pela Democracia

-Cristã e pelo Vaticano,  será
a grande inimiga do cinema
italiano engajado” (5)




Entre os cineastas italianos do após-guerra, Giuseppe De Santis foi um destes diretores neo-realistas italianos que desejava mostrar a realidade de seu povo que o fascismo tinha censurado. Mostrar os explorados através de uma “épica nacional das camadas populares”, desenvolvendo um discurso que as via ao mesmo tempo como protagonistas e como espectadoras (6). Entretanto, De Santis não renunciava ao “cinema de autor”. Seus filmes também refletem sobre a cultura de massa, buscando uma “ética dos meios de comunicação de massa”. Era um militante de esquerda, o que não o impediu de sentir-se atraído pela capacidade (e não pela ideologia) do cinema hollywoodiano de produzir entretenimento. Os filmes de De Santis procuravam mostrar uma cultura ainda tradicional que se defrontava com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa. O Neo-Realismo nunca foi um movimento homogêneo, suas motivações reuniram muitos grupos ideológicos (o que resultava em motivações ambíguas) em torno de objetivos comuns que poderiam ser resumidos pela intenção de levar o público a refletir sobre as relações entre o homem e a sociedade.

“E se, em virtude dessa ambigüidade ideológica, a luta da Resistência italiana não pode ser considerada uma revolução cujos ideais foram traídos, pois, como afirma Guido Guazza, ‘não pode ser revolução fracassada o que nunca foi revolução’, então o neo-realismo também, como observou Renzo Renzi, não foi revolucionário; seus adversários é que foram reacionários” (...) “As forças conservadoras, uma vez restauradas no poder, não queriam ser questionadas e, para afastar das telas aqueles filmes em que o povo era apresentado como protagonista da história, servir-se-ão da importação maciça de filmes norte-americanos, da ação repressora da censura e, entre outros gêneros, dos dramas lacrimejantes, dos filmes históricos, das comédias de costumes e das farsas, permitindo, dessa forma, que fosse reatado o discurso com o cinema dos anos 30” (7)


Se possui outra opinião quanto ao
marco inicial do Neo-Realismo, leia:
A Obsessão de Visconti

Leia também:

Fellini e a Orquestra Itália
A Itália em Busca do Realismo Perdido (I), (final)

Notas:

1. FABRIS, Mariarosaria. O Neo-Realismo Cinematográfico Italiano. São Paulo: Edusp, 1996. P. 37.
2. Idem, p. 46.
3. Ibidem, p. 41.
4. Ibidem, pp. 49-50, n 12.
5. Ibidem, p. 157, n 38.
6. Ibidem, p. 151, n3.
7. Ibidem, p. 148. 


Sugestão de Leitura

As Mulheres de Federico Fellini (I)

“A vida é sonho” Muitas são as mães, as prostitutas, as esposas, as freiras, as tias, as irmãs e as primas - por vezes muito reais, ...

Postagens populares (última semana)

Quadro de Avisos

Salvo quando indicado em algum ponto da página ou do perfil, este blog jamais foi patrocinado por ninguém e não patrocina nada (cursos, palestras, etc.), assim como jamais "doou" artigos para sites de "ajuda" a estudantes - seja no passado, presente ou futuro. Cuidado, não sejam enganados por ladrões da identidade alheia.

e-mail (no perfil do blog).
....

COMO CITAR ESTE BLOG: clique no título do artigo, verifique o link no alto da tela e escreva depois do nome do autor e do título: DISPONÍVEL EM: http://digite o link da página em questão ACESSO EM: dia/mês/ano

Marcadores

1900 (3) 8 1/2 (21) A Aventura (17) A Classe Operária Vai ao Paraíso (3) A Doce Vida (38) A Estrada (12) A Maldição do Demônio (2) A Morte (2) A Noite (17) A Ricota (7) A Terra Treme (11) A Tragédia de um Homem Ridículo (1) A Vida é Bela (3) A Voz da Lua (6) Abismo de Um Sonho (5) Accattone (17) Agência Matrimonial (2) Além das Nuvens (1) Amarcord (15) Amor e Raiva (2) Angelina a Deputada (1) Anno Unno (2) Ano Zero (9) Antes da Revolução (5) Antonin Artaud (2) Antonio Pietrangeli (1) Antonioni (61) Aquele que Sabe Viver (6) Arroz Amargo (7) As Mãos Sobre a Cidade (2) Barbara Steele (2) Barthes (6) Bazin (5) Belíssima (1) Benigni (3) Bertolucci (31) Bicicleta (10) Blow Up (14) Buñuel (4) Burguesia (18) Cabíria (13) Cadáveres Ilustres (2) Camponeses (3) Cardinale (9) Casanova de Fellini (3) Cavani (5) Censura (10) Cidade das Mulheres (17) Cinecittá (3) Cinecittà (7) Cinema de Poesia (4) Cinema Paradiso (7) Cinema Político (10) close (11) Comédia Italiana (9) Comencini (3) Comunismo (24) Consumo (10) Damiano Damiani (1) Dario Argento (1) De Santis (6) De Seta (2) De Sica (34) Decameron (5) Deuses Malditos (4) Divórcio à Italiana (2) doença de Eros (2) Dois Destinos (1) Dublagem (4) E La Nave Va (4) Édipo Rei (11) Ekberg (6) Ensaio de Orquestra (6) Entrevista (2) Era Uma Vez na América (1) Era Uma Vez no Oeste (7) Ermanno Olmi (2) espaguete (8) Europa 51 (9) Expressionismo Abstrato (4) Fascismo (40) Favela (3) Fellini (84) Feminismo (4) Francesco Rosi (9) Freud (15) Gaviões e Passarinhos (5) Gelsomina (9) Gente del Po (3) Giallo (1) Gilles Deleuze (4) Ginger e Fred (5) Giulietta Masina (6) Giuseppe Ferrara (2) Glauber Rocha (7) Godard (10) Gramsci (8) Hitchcock (1) Hitler (12) Hollywood (49) Holocausto (7) Homossexualidade (11) Igreja (10) Il Provino (2) Ingrid Bergman (8) Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (3) Irmãos Taviani (2) Judeu (4) Julieta dos Espíritos (8) Jung (6) Kapò (1) Kieslowski (2) Kurosawa (3) La Luna (4) Lacan (2) Ladrões de Bicicleta (3) Lattuada (5) Leone (12) Lollobrigida (12) Loren (14) Mãe (13) Magnani (9) Malena (2) Mamma Roma (19) Marco Bellocchio (2) Marilyn Monroe (7) Mario Bava (2) Marxismo (4) Mastroianni (15) Medéia (7) Melodrama (3) Milagre Econômico (21) Mito da Caverna (1) Monicelli (10) Morte em Veneza (1) Mulher (30) Mulheres e Luzes (2) Mussolini (41) Nazi-Retrô (2) nazismo (10) Neo-Realismo (59) Noites de Cabíria (15) Nosferatu (3) Nudez no Cinema (3) O Bandido Giuliano (4) O Carteiro e o Poeta (2) O Caso Mattei (2) O Conformista (8) O Deserto Vermelho (16) O Eclipse (22) O Gato de Nove Caudas (1) O Grito (8) O Leopardo (2) O Milagre (7) O Ouro de Roma (1) O Pássaro das Plumas de Cristal (1) O Teatro e Seu Duplo (1) O Último Imperador (7) O Último Tango em Paris (5) Obsessão (6) Os Banqueiros de Deus (1) Os Boas Vidas (8) Os Palhaços (3) Os Sonhadores (2) Pai (5) Pai Patrão (1) Paisà (24) Partner (4) Pasolini (73) Pasqualino (2) Peplum (6) Petri (4) Pietro Germi (2) Pocilga (8) Poesia (3) Pontecorvo (7) Por Uns Dólares (3) Pornografia (9) Profissão Repórter (15) Prostituta (15) Psicanálise (13) Quando Explode a Vingança (1) Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza (1) Realismo Poético Francês (1) Religião (12) Risi (7) Rocco e Seus Irmãos (11) Rogopag (3) Roma Cidade Aberta (29) Rossellini (60) Rosto (4) Sade (3) Salò (11) São Mateus (5) Satyricon de Fellini (5) Scola (14) Seduzida e Abandonada (2) Silvana Mangano (19) Stefania Sandrelli (2) Stromboli (11) televisão (5) Teorema (15) Terrorismo (9) Tornatore (9) Três Homens em Conflito (2) Trilogia da Incomunicabilidade (12) Trilogia da Salvação (2) Trilogia da Solidão (2) Trilogia da Vida (12) Trilogia do Caráter (2) Trilogia do Homem sem Nome (2) Trilogia dos Bichos (1) Trilogia dos Dólares (2) Truffaut (8) Umberto D (5) Verão Violento (5) Viagem à Itália (10) Visconti (51) Vitimas da Tormenta (4) Vitti (4) Wertmüller (7) Zabriskie Point (10) Zavattini (10) Zurlini (14)

Minha lista de blogs

Visitantes

Flag Counter
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 3.0 Brasil License.